quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Flaneur

"Flâner que em francês, significa passear. Mas Charles Baudelaire desenvolveu um significado derivado para essa palavra, que é uma pessoa que caminha pela cidade a fim de experimentá-la.
O conceito de flâneur também se tornou significativa na arquitetura e planejamento urbano que descreve aqueles que são indiretamente afetados sem querer por um projeto particular mais do que a experiência apenas de passagem. Walter Benjamin adotou o conceito do observador urbano como uma ferramenta analítica e como um estilo de vida. Do seu ponto de vista marxista, Benjamin descreve o flâneur como um produto da vida moderna e da Revolução Industrial sem precedentes, um paralelo com o advento do turismo. Benjamin tornou-se seu próprio exemplo, fazendo observações sociais e estéticas durante longas caminhadas pelas ruas de Paris. Até mesmo o título de seu projeto inacabado Arcades vem de sua afeição por ruas comerciais cobertas. Em 1917, o escritor suíço Robert Walser publicou um conto chamado "Der Spaziergang", ou "Walk", da literatura flâneur.
No contexto da moderna arquitetura e urbanismo, design para flâneurs é uma maneira de abordar as questões dos aspectos psicológicos do ambiente construído. Arquiteto Jon Jerde, por exemplo, projetou sua Horton Plaza e projetos Universal CityWalk em torno da idéia de proporcionar surpresas, distrações e seqüências de eventos para os pedestres."

 Fonte:  Wikipedia


Flaneur é passear pela rua vagando, sem preocupações e sem rumo, apenas admirando e curtindo a cidade, observando as pessoas que passam pela rua. Hoje em dia poucas pessoas fazem isso, estamos sempre apressados e passando pelos lugares sem nem reparar o que está ao nosso redor. O flaneur é uma atividade muito relaxante e tranquilizante, boa para se fazer para aliviar o estresse da correria do dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário